Este esporte se exercem tal disputas como exposições em que a ginasta é acompanhada de música para preservar um ritmo em seus movimentos, fazendo uma montagem com ou sem aparelho. Os testes são efetuados sobre um tapete e a duração dos exercícios é de cerca de noventa segundos pela modalidade individual e de 150 a de conjuntos.
A ginástica rítmica desenvolve a harmonia, graça e lindeza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais por intermédio da união musical, teatral e técnica, que transmite, principalmente, felicidade estética aos espectadores. Está regida na Federação Internacional de Ginástica (FIG), que elabora o Código de Pontuação e regula todos os aspectos da luta internacional de elite. As lutas mais consideráveis são os Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, o Campeonato Europeu de Ginástica Rítmica e a Copa do Mundo de Ginástica Rítmica. Rousseau estabeleceu os primeiros princípios da ginástica esportiva.
- Interpretada por: Melissa Kramer
- Cultura japonesa, “otakus”, “respeito” e “diversão” em Expomanga 2016
- Quilha, aleta ou spoiler, que está perto da popa e impossibilita a deriva em navegação deslize
- Consumir gorduras de referências saudáveis, como azeite de oliva, frutas secas ou abacates
- você Deve ingerir com moderação, em razão de tem propriedades laxantes
A ginástica rítmica, originalmente construída exclusivamente para a mulher, tem seus antecedentes históricos, os movimentos e sistemas gímnicos, que surgem no século XVIII em toda a Europa Ocidental. A procedência ideológica da rítmica fica na ginástica com apoio no ritmo, no ballet e na chamada ginástica natural. O pedagogo alemão Johann Bernhard Basedow (1723-1790) plasmaría as idéias de Rousseau na realidade, transformando-os exercícios físicos na porção essencial de uma educação harmônica e integral.
no fim do século XVIII, continuariam as idéias naturalistas de Rousseau pedagogos como Christian Gotthilf Salzmann, Johann Heinrich Pestalozzi ou Guts Muths. Este último, considerado o pai da ginástica pedagógica, escreveu os primeiros escritos em profundidade a respeito da finalidade da ginástica, indicando que os exercícios realizados deveriam ser bem-vindos, e também fazer a pessoa por completo. Porém, a chegada da ginástica nacionalista de Friedrich Jahn acabaria sufocando as idéias pedagógicas de Guts Muths, na Alemanha. Estas, todavia, teriam maior acolhimento e seguida nos países nórdicos, principlamente na Suécia. A ginástica rítmica tem no balé uma de tuas bases.
O serviço de Delsarte é considerado o principal inspirador do Movimento do Centro, corrente em que ocorreu o modo de constituição de ginástica moderna (a primeira ginástica rítmica). Émile Jaques-Dalcroze, criador da euritmia. De todas as correntes criadas paralelamente ao movimento lingiano do norte da Europa (Movimento do Norte), o chamado Movimento do Centro, construído pela Alemanha, Áustria e Suíça, foi o que teve superior importância a respeito da ginástica rítmica. Nascido em finais do século XIX, montou-se no século XX.
Considerado uma manifestação artístico-rítmico-pedagógica, foi influenciado pelas teorias naturais e globalistas de Rousseau e as idéias de Delsarte com relação à expressão, além da própria ginástica sueca de Ling. Esse movimento impulsionou a euritmica de Dalcroze e, logo em seguida, a ginástica moderna de Bode. Ao mesmo tempo que Dalcroze, uma bailarina americana Isadora Duncan, também fez contribuições para o processo de formação da rítmica. Mary Wigman (terceira à izqda.) durante uma coreografia de dança expressionista, que influenciou o trabalho de Rudolf Bode, o criador da ginástica moderna (ginástica rítmica).
É com Rudolf Bode, professor de música alemão que foi aluno de Dalcroze, quando surge, definitivamente, a ginástica moderna. Iniciou seu trabalho no Instituto Dameros, onde também estudaram Heinrich Medau ou Mary Wigman. A começar por várias influências, como Pestalozzi, proposta era atribuir expressividade, Delsarte, Dalcroze (euritmia), Duncan (dança natural), ou Laban e Wigman (dança expressionista), Rudolf Bode cria a ginástica moderna (chamada a princípio ginástica expressiva), a primeira ginástica rítmica. Em 1911 Bode, fundou sua universidade em Munique e, em 1922, publicou teu livro Ginástica expressiva e é criada a Liga de Bode, uma espécie de agregação pra publicar esta nova modalidade.
As ideias de Bode, se espalharam muito rapidamente por toda a Europa, principalmente na Alemanha, onde acontecerá com um século de verdade inmovilismo neste semblante, ao prosseguir imperando no nação a ginástica nacionalista de Friedrich Jahn (a primeira ginástica artística).
A ginástica moderna de Bode se projetou já, desde o início, exclusivamente pra mulher. Como aparelhos, Bode introduziria bastões, bolas, bolas medicinais, o tamborim ou o som de tambores. O amplo substituto de Bode no desenvolvimento da ginástica moderna foi o assim como alemão Heinrich Medau, que em 1929 construiu-se em Berlim o Movement College. Fora da Alemanha, também combiene notabilizar no processo de criação da ginástica rítmica, dentro do denominado Movimento do Norte, a ginástica neosueca, pela qual salientam-se Elli Björksten (finlandesa), Elin Falk e Pilão Carlquist (suécia). Surge como uma maneira de fazer evoluir o sistema lingiano (ginástica sueca), contribuindo com novos componentes para remover a sua rigidez e transformá-lo em um sistema mais flexível e adaptável.
Contribuíram com a utilização da música e deram uma superior gravidade ao aspecto estético dos exercícios e a naturalidade do movimento, e também gastar um conceito de obediência mais flexível. Ao similar que Medau, utilizaram-se os golpes rítmicos e baterão como recursos técnicos e introduziram os ballesteos, balanços e indefinições pela realização dos exercícios.
