O Palácio de Versailles, ou Castelo de Versalhes (em francês: Château de Versailles) é um edifício que desempenhou as funções de uma casa real em séculos passados. O palácio está encontrado no município de Versalhes, perto de Paris, na região da Île-de-France.
a Sua construção foi ordenada pelo rei Luís XIV, e constitui um dos mais complexos arquitetônicos monárquicos mais importantes da Europa. Com 7,3 milhões de visitantes em 2012, é também um dos lugares turísticos mais importantes da França. Com seus três palácios, jardins e parque, Versalhes é um domínio imenso.
- Transferência de conteúdo comprado em loja do iPod pro pc
- Rita, A Vocalista desafina o da♯5
- Ministro da Fazenda: Eugenio Folcini
- Deep learning: a verdadeira inteligência do carro
- Novo teclado renovado com o Swiftkey
- Que o planeta está aquecendo
- EXPULSO Até 09 ago 2019
Se bem que Luis XIII fez edificar ali um pavilhão de caça com um jardim, Luís XIV é o seu fundamentado criador, que lhe deu a sua amplitude e mandou o seu destino. Luís XIV deixou Paris e decidiu elaborar Versalhes como uma pequena cidade afastada dos defeitos.
Teria muitas etapas construtivas, marcadas pelas amantes de Luís XIV. Primeira fase (1661-1668): Seria um palacete de caça a que se acrescentaram duas asas laterais que, ao ser fechado, fundaram a plaza de armas. São fachadas de tijolo e unifica a tampa utilizando assim como o quadro-negro e as mansarda.
a Segunda fase (1668-1678): Luis XIV pretende transferir-se absolutamente pra corte de Versalhes. Juntam-Se as duas asas laterais pra conceder prioridade visual ao jardim, efetuado por André Le Nôtre. A fachada que oferece para o jardim está desenvolvida seguindo o paradigma italiano. Um primeiro caminhar de silhares almofadados.
Um caminhar nobre de dupla altura com ogivas de reentrância, jogando com de entrada e saída e alternando colunas e pilastras. Por último, um terceiro caminhar, que seria o sótão, encimado por uma série de figuras esculturais (troféus e vasos) que quase não deixam ver de perto a queda da cobertura, a qual não é muito inclinada.
Chegaram a viver até 20.000 pessoas. O jardim de Versalhes é clássico, ordenado, racionalizado. Com o empreiteiro obriga-se a circulação. Cria uma organização que relaciona todas as esculturas e referências e exalta a monarquia. As esculturas assinalam-se umas às outras. Progressiva civilização do jardim: muito arrumado, podado e cuidado na área próxima ao palácio, e depois vai asilvestrando, é narrar que se torna mais selvagem, à proporção que nos afastamos do palácio.